22 732 15 29
geral@saespinho.pt
Travessa da Fonte n.º 91
4500-553 Anta - Espinho
22 732 15 29
geral@saespinho.pt
Travessa da Fonte n.º 91
4500-553 Anta - Espinho
22 732 15 29
geral@saespinho.pt
Outras Dependências
As novas dependências ou novas adições, englobam todas as novas formas de dependência que não implicam a intervenção de nenhuma substância química. Nestes casos o objeto da adicção é um comportamento ou atividade lícita e socialmente aceite. Entre as novas adições, podemos tratar:
JOGO
Encontrar um destes sinais devem certificá-lo de que o jogo constitui um problema sério na sua vida, mesmo que a sua mente o tente convencer do contrário. A negação do problema é um dos maiores obstáculos para obter ajuda. O desejo de jogar é tão forte que a mente encontra muitas maneiras de justificar a próxima aposta, mesmo quando as consequências são óbvias.
COMPRAS
A adição às compras, shopping compulsivo ou oniomania é mais uma das dependências em que o mecanismo de dependência não nasce de uma substância, mas de um comportamento. Pode descrever-se como um comportamento impulsivo irresistível para as compras que, desencadeado, se torna incoercível. Torna-se um problema complexo e alguns sinais são:
Encontrar um destes sinais devem certificá-lo de que as compras constituem um problema sério na sua vida, mesmo que a sua mente o tente convencer do contrário. A negação do problema é um dos maiores obstáculos para obter ajuda. O desejo de comprar é tão forte que a mente encontra muitas maneiras de justificar uma compra, mesmo quando as consequências são óbvias.
SEXO
Em vez da sexualidade ser abordada como um jogo, uma relação uma comunicação – intercâmbio de prazer e/ou sentimento e um momento privilegiado de intimidade, algumas pessoas vivem a sua sexualidade de modo obsessivo, tornando-se dependentes dela. O comportamento sexual é o meio através do qual o dependente alivia o stress, foge a sentimentos negativos ou dolorosos, das relações íntimas que não é capaz de gerir. A relação sexual torna-se necessidade fundamental a que tudo o resto é sacrificado. Alguns sinais de adicção ao sexo são:
Encontrar um destes sinais devem certificá-lo de que o sexo constitui um problema sério na sua vida, mesmo que a sua mente o tente convencer do contrário. A negação do problema é um dos maiores obstáculos para obter ajuda.
DEPENDÊNCIA AFETIVA
O tema da Dependência Afetiva é atual, não só por motivos psicopatológicos mas pelas mudanças culturais que tem vindo a atravessar a relação de casal que depois de deixar de cumprir certas funções sociais rígidas, tende a selecionar estilos de adesão ambivalentes e conflituosos e a favorecer a formação de ligações inconstantes e frágeis. Daí deriva uma labilidade do objeto do amor junto dos casais chamados disfuncionais.
Dependência emocional, droga do amor, intoxicação psicológica, são alguns sinónimos para a dependência afetiva que tem a sua origem nas necessidades infantis não satisfeitas. As crianças cujas necessidades de amor não foram reconhecidas e satisfeitas podem adaptar-se, aprendendo a limitar as suas expectativas e formando pensamentos do tipo «as minhas necessidades não contam», «eles não gostam de mim» ou «não sou digno de ser amado». Quando adultos, os “drogados do amor” dependem dos outros em tudo o que diz respeito ao tratamento de si mesmo e à resolução de problemas. São sinais desta dependência:
INTERNET
A internet é um fenómeno pluridimensional pelo que a dependência da internet conhece várias formas. Adição ao cibersexo, adição ciber-relacional, sobrecarga informática, adição ao computador. Assim, a dependência da internet é uma dependência de comportamento que envolve interações não humanas e que se assemelha a qualquer outro tipo de dependências com substâncias nomeadamente no que diz respeito à dependência psicológica.
Alguns sinais de alerta poderão ser:
Encontrar um destes sinais devem certificá-lo de que a internet constitui um problema sério na sua vida, mesmo que a sua mente o tente convencer do contrário. A negação do problema é um dos maiores obstáculos para obter ajuda. O desejo de navegar é tão forte que a mente encontra muitas maneiras de justificar tempo na web, mesmo quando as consequências são óbvias.
TRABALHO
A Dependência do Trabalho é uma adição a que se dá pouca importância, mas fazendo uma análise mais atenta compreende-se que não se distingue muitos das formas “clássicas” de Dependência sobretudo em relação à tendência à autodestruição física, psíquica e social. Em geral, o adito ao trabalho (workaholic) procura aliviar sentimentos de ansiedade, vazio ou baixa autoestima, dedicando-se completamente ao trabalho, procurando «fazer muito» para ter a sensação de que «vale muito».
Alguns sinais para o reconhecimento da dependência do trabalho incluem:
TELEMÓVEL
A dependência do telemóvel é relativamente recente e está a aumentar cada vez mais e em faixas etárias cada vez mais jovens. Esta dependência é um fenómeno que se autoalimenta apenas em função do seu hábito quotidiano. Existem vários tipos de dependentes do telemóvel; os dependentes do SMS que têm uma necessidade contínua de enviar e receber mensagens de texto; os dependentes do novo modelo são aqueles que constante e continuamente compram novos modelos de telemóvel; os «exibicionistas» do telemóvel, andam sempre com o telefone na mão a mostrar aos outros as funções do seu aparelho; os «game players» caraterizam-se pelo interesse exagerado por jogos de telemóvel e os afetados pelo STL (síndrome de telefone ligado) têm um verdadeiro horror ao telemóvel desligado e sem bateria. Caraterísticas do dependente do telemóvel:
CO-DEPENDÊNCIA
É no ambiente de Alcoólicos Anónimos que nasce e se desenvolve um conceito que se situa previamente à Dependência Emocional: a co-dependência, definida essencialmente como uma condição multidimensional, manifestada por cada disfunção ou sofrimento associado às necessidades ou comportamentos dos outros. Co-dependência é uma maneira doentia de suportar a vida como uma reação ao uso de álcool e/ou drogas de outra pessoa. Trata-se de uma necessidade imperiosa em controlar o outro, coisas, circunstâncias/comportamentos na expectativa de controlar suas próprias emoções.
Alguns sinais de co-dependência são: